Arquitetura

A escolha do nome Paulistano é uma homenagem aos moradores da capital, que serviram de base e inspiração para o projeto. O arquiteto Jonas Birger, que estudou o terreno para descobrir a melhor forma de aproveitar o potencial paisagístico, disse que serão reproduzidas as melhores características da cidade. "Tivemos a oportunidade de discutir tudo minuciosamente e juntar, em um só lugar, as condições de vida ideal em uma cidade como a nossa", afirma Birger.

Com amplo conhecimento das necessidades do cidadão paulista/cosmopolita, o arquiteto identificou que a área era muito semelhante ao bairro Jardins, ou seja, possui a estrutura de uma colina. E, como no bairro, projetou os prédios na parte alta do terreno. Devido a grande amplitude visual, as casas - que foram dispostas no nível mais baixo - também terão excelente vista. Outro ponto que serviu de inspiração foram as ruas arborizadas. Visto de cima, o Paulistano Bairro Privativo parece um bosque, repleto de árvores. Para evitar trânsito local, o empreendimento contará com sete baias de acesso na portaria. "O Jardins é um bairro que oferece qualidade de vida e minha idéia foi reproduzir esta forma de viver no Paulistano", explica Birger.

Caracterizado pela arquitetura contemporânea e ao mesmo tempo atemporal, Birger concebeu diferentes fachadas para as casas e os prédios. Com intuito de evitar a monotonia na paisagem, ele seguiu três estilos de arquitetura: a inglesa (uso de cerâmica), a norte-americana (telhados mais horizontais e cor branca predominante) e a suíça (inspirada no famoso arquiteto Lê Corbusier). "As casas possuem três tipos de fachadas, mas todas conversam entre si. Mesmo com estilos diferentes, a harmonia entre elas prevaleceu", afirma Birger. Ao desenvolver os apartamentos, o profissional usou tamanhos de terraços diferentes. E, seguindo o conceito das casas elevadas, ele afirma que os apartamentos serão tão confortáveis quanto as casas.

Com casas de 92, 126 e 231 m² e apartamentos de 110, 141 e 177 m², as plantas possuem total flexibilidade para serem adaptadas de acordo com o desejo ou as necessidades de cada família.